Biografia

1957: Regina Rheda nasce em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Brasil. É a primeira de quatro filhos de um bancário e uma professora de primeiro grau.
1965: Muda-se com a família para São Paulo.
1975: Ingressa na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
1980 a 1990: Escreve e dirige curtas-metragens e vídeos (assista aqui e aqui) produzidos pela Universidade de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Embrafilme. Seus trabalhos são premiados nos mais importantes festivais nacionais, contribuindo para inaugurar o chamado "boom do curta-metragem brasileiro". Entre eles se destacam as neochanchadas musicais "Fuzarca" no Paraíso e Folguedos no Firmamento (esta última baseada nos feitos da aviadora pioneira Ada Rogato). Mais informações aquiaqui.
1982 a 1984: Integra a banda de rock Esquadrilha da Fumaça como compositora e vocalista, participando do LP Tora! Tora! Tora! (selo Baratos Afins).
1983: Escreve o texto do livro infantil A astrobolha de sabão, publicado pela Editora Rios (São Paulo, 1983). Ilustrações: Ana Mara Abreu.
1984: Forma-se na Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, curso de cinema.
1988: Passa um ano no exterior (Inglaterra, Itália e Alemanha). Suas experiências de viagem viriam a lhe inspirar, anos mais tarde, a escrita de seu primeiro romance.
1990 a 1993: Trabalha para a TV Cultura de São Paulo como diretora nos programas infantis X-Tudo e Castelo Rá-Tim-Bum.
Novembro de 1994: Seu livro Arca sem Noé - histórias do edifício Copan é publicado pela editora Paulicéia, de São Paulo.
Dezembro de 1994: Ganha o prêmio Maison de l’Amérique Latine, da Radio France Internationale, pelo conto “O mau vizinho”, o primeiro do livro Arca sem Noé - histórias do edifício Copan.
1995: Ganha o prêmio Jabuti pelo livro Arca sem Noé - histórias do edifício Copan.
1996: Seu primeiro romance, Pau-de-arara classe turística, é publicado pela editora Record, do Rio de Janeiro.
1996 a 1998: Trabalha com edição de livros didáticos na editora Saraiva, de São Paulo.
1997: Seu livro de contos Amor sem-vergonha é publicado pela editora Record.
1998 (junho): Começa a escrever um novo romance na colônia internacional de escritores Ledig House, no estado de Nova York.
1999: Muda-se para a Flórida, Estados Unidos.
2000: Casa-se com um professor universitário americano. Torna-se vegana pelos direitos animais. (Veja Rheda falando sobre isso neste curto vídeo gravado em 2009).
2002: Conto "O santuário" publicado na antologia Pátria estranha (São Paulo: Nova Alexandria). Conto "Dona Carminda e o príncipe" publicado na antologia Histórias dos tempos de escola (São Paulo: Nova Alexandria).
2003Romance Livro que vende publicado pela editora Altana (São Paulo).
2004: Conto "Dona Carminda e o príncipe" publicado em português e inglês ("Miss Carminda and the Prince", tradução de Lydia Billon) na edição de outono da revista americana Meridians: feminism, race, transnationalism.
2005 (Maio): Conto "A frente" publicado na coletânea Mais trinta mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (Rio: Record).
_____(Julho): Volume First World Third Class and Other Tales of the Global Mix publicado pela editora University of Texas Press. Contém a tradução de Arca sem Noé - histórias do edifício Copan, de Pau-de-arara classe turística e dos contos "A princesa encantada" (que está no livro Amor sem-vergonha ) e "O santuário", além do conto "The Front" ("A frente"), escrito originalmente em inglês.

2006: Tradução de Jaulas vazias: encarando o desafio dos direitos animais, de Tom Regan (Porto Alegre: Lugano).
2007: Passa a fazer traduções autorizadas de textos sobre direitos animais de Gary L. Francione.
2008: O romance Humana festa é publicado pela Record (Rio).
2010Arca sem Noé - histórias do edifício Copan é republicado pela Record (Rio).
2011: O conto "The Sanctuary" (tradução de "O Santuário") é republicado na antologia Luso-American Literature: Writings by Portuguese-Speaking Authors in North America (New Brunswick: Rutgers University Press).
2012 (Março): O romance Humana Festa, a Novel (tradução do Humana festa) é publicado nos Estados Unidos em versão impressa e em e-book pela editora Zip/EP.
_____(Dezembro): O conto "Dona Carminda e o príncipe" é publicado em tradução para o croata na revista literária Sic, da Universidade de Zadar.
2013 (Fevereiro): O romance Pau-de-arara classe turística é publicado em formato e-book.
          (Setembro): Tradução de Introdução aos direitos animais, de Gary L. Francione (Campinas: Editora Unicamp).
2014 (Abril): O conto "O Mau Vizinho", que faz parte do livro Arca sem Noé, é republicado em português e inglês em e-book, na antologia de vários autores Contrapuntos II (Digitus Indie Publishers).
          (Maio): "Falta d'água", narrativa que faz parte do livro Arca sem Noé, é republicada no livro Crônicas Brasileiras: a Reader (University Press of Florida).
2017: Muda-se para a Califórnia, Estados Unidos.

Alguns eventos em que a autora se apresentou:


I Congresso de Escritoras Brasileiras
em Nova York (2009)
International Lecture Series - ARTISTS
(Phoenix - Arizona, 2013) 
Festival Vegano Internacional
(Rio, 2009)



Brazilian Studies Association Congress
(New Orleans,  2008)


Brazilian-American Symposium
(Athens - Georgia, 2008)